Êxodo 18: 13-27
- 13 - No dia seguinte, assentou-se Moisés para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até ao pôr-do-sol.
- 14 - Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto que fazes ao povo? Por te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até ao pôr-do-sol?
- 15 - Respondeu Moisés a seu sogro: É porque o povo me vem a mim para consultar a Deus;
- 16 - quando tem alguma questão, vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.
- 17 - O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes.
- 18 - Sem dúvida, desfalecerás, tanto tu como este povo que está contigo; pois isto é pesado demais para ti; tu só não o podes fazer.
- 19 - Ouve, pois, as minhas palavras; eu te aconselharei, e Deus seja cintigo; representa o povo perante Deus, leva as suas causas a Deus,
- 20 - ensina-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer.
- 21 - Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez;
- 22 - para que julguem este povo em todo tempo. Toda causa grave trarão a ti, mas toda causa pequena eles mesmos julgarão; será assim mais fácil para ti, eles levarão a carga contigo.
- 23 - Se isto fizeres, e assim Deus to mandar, poderão, então, suportar; e assim também todo este povo tomará em paz ao seu lugar.
- 24 - Moisés atendeu às palavras de seu sogro e fez tudo quanto este lhe dissera.
- 25 - Escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os constituiu por cabeças sobre o povo: chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez.
- 26 - Estes julgaram o povo em todo tempo; a causa grave trouxeram a Moisés e toda causa simples julgaram eles.
- 27 - Então, se despediu Moises de seu sogro, e este se foi para a sua terra. Amem
Nenhum comentário:
Postar um comentário