HOME

sexta-feira, 6 de abril de 2012

A Instituição da Páscoa ( Qual o Significado, o que Significa Páscoa? )

Qual o Significado, o que Significa Páscoa?


       O termo "páscoa" deriva da palavra hebraica "pesah", que significa passar por cima, pular além da marca ou passar sobre. Quando Deus ordenou ao anjo destruidor que eliminasse todo primogênito na terra do Egito, a casa que tivesse o sinal do sangue do cordeiro, sacrificado para esse fim, não seria visitada pelo anjo. Este passaria "por cima", e o primogênito que ali morasse seria preservado (Êx 12.1-36). Os judeus passaram então a celebrar a Páscoa comemorando a saída - e a forma como saíram - do Egito. A partir de Jesus, a celebração da Páscoa foi substituída pela Ceia do Senhor, com o pão e o vinho, em Sua memória. Cristo é a nossa Páscoa, e o Seu sangue, o sangue do Cordeiro de Deus, nos lava e purifica de todo pecado (Lc 22.1-20; 1 Co 5.7).

A Instituição da Páscoa

 Êxodo 12:1-28

1) Ora, o Senhor falou a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo:
2) Este mês será para vós o princípio dos meses este vos será o primeiro dos meses do ano.
3) Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Ao décimo dia deste mês tomará cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.
4) Mas se a família for pequena demais para um cordeiro, tomá-lo-á juntamente com o vizinho mais próximo de sua casa, conforme o número de almas conforme ao comer de cada um, fareis a conta para o cordeiro.
5) O cordeiro, ou cabrito, será sem defeito, macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras,
6) e o guardareis até o décimo quarto dia deste mês e toda a assembleia da congregação de Israel o matará à tardinha:
7) Tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambos os umbrais e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
8) E naquela noite comerão a carne assada ao fogo, com pães ázimos com ervas amargosas a comerão.
9) Não comereis dele cru, nem cozido em água, mas sim assado ao fogo a sua cabeça com as suas pernas e com a sua fressura.
10) Nada dele deixareis até pela manhã mas o que dele ficar até pela manhã, queimá-lo-eis no fogo.
11) Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão e o comereis apressadamente esta é a páscoa do Senhor.
12) Porque naquela noite passarei pela terra do Egito, e ferirei todos os primogênitos na terra do Egito, tanto dos homens como dos animais e sobre todos os deuses do Egito executarei juízos eu sou o Senhor.
13) Mas o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir, quando eu ferir a terra do Egito.
14) E este dia vos será por memorial, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor através das vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.
15) Por sete dias comereis pães ázimos logo ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas, porque qualquer que comer pão levedado, entre o primeiro e o sétimo dia, esse será cortado de Israel.
16) E ao primeiro dia haverá uma santa convocação também ao sétimo dia tereis uma santa convocação neles não se fará trabalho algum, senão o que diz respeito ao que cada um houver de comer somente isso poderá ser feito por vós.
17) Guardareis, pois, a festa dos pães ázimos, porque nesse mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito pelo que guardareis este dia através das vossas gerações por estatuto perpétuo.
18) No primeiro mês, aos catorze dias do mês, à tarde, comereis pães ázimos até vinte e um do mês à tarde.
19) Por sete dias não se ache fermento algum nas vossas casas porque qualquer que comer pão levedado, esse será cortado da congregação de Israel, tanto o peregrino como o natural da terra.
20) Nenhuma coisa levedada comereis em todas as vossas habitações comereis pães ázimos.
21) Chamou, pois, Moisés todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Ide e tomai-vos cordeiros segundo as vossas famílias, e imolai a páscoa.
22) Então tomareis um molho de hissopo, embebê-lo-eis no sangue que estiver na bacia e marcareis com ele a verga da porta e os dois umbrais mas nenhum de vós sairá da porta da sua casa até pela manhã.
23) Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios e, ao ver o sangue na verga da porta e em ambos os umbrais, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas para vos ferir.
24) Portanto guardareis isto por estatuto para vós e para vossos filhos, para sempre.25) Quando, pois, tiverdes entrado na terra que o Senhor vos dará, como tem prometido, guardareis este culto.
26) E quando vossos filhos vos perguntarem: Que quereis dizer com este culto?
27) Respondereis: Este é o sacrifício da páscoa do Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se e adorou.
28) E foram os filhos de Israel, e fizeram isso como o Senhor ordenara a Moisés e a Arão, assim fizeram.

 Amem


Nenhum comentário:

Postar um comentário